Também conhecida como mamoplastia de aumento, a cirurgia de aumento de mama utiliza implantes para dar volume aos seios ou restaurar o volume mamário perdido após perda de peso ou gravidez.
Você estará prestando uma inestimável colaboração a “você mesma” lendo com atenção as observações que faremos às inevitáveis perguntas que todas as candidatas a cirurgia de aumento das mamas costumam fazer ao seu cirurgião plástico.
O aumento de mama pode ser uma boa opção para você se:
A mamoplastia de aumento não corrige seios severamente caídos. Se você deseja um resultado que corrija a flacidez, o procedimento de elevação da mama pode ser realizado ao mesmo tempo que o aumento de mama ou, então, pode ser necessária uma segunda cirurgia. Seu cirurgião plástico irá ajudá-la a tomar esta decisão.
Embora possa haver complicações relacionadas aos implantes mamários, os mesmos não são prejudiciais à saúde da mama. Pesquisas científicas realizadas por grupos independentes não relataram nenhuma relação comprovada entre implantes mamários e doenças autoimunes ou sistêmicas.
Existem hoje no mercado inúmeros modelos de implante. Os mais utilizados são os redondos ou de perfil natural. De maneira geral os redondos deixam o polo superior da mama mais cheio e os de perfil natural deixam o contorno mais suave. Dependendo do formato de sua mama, forma do corpo, gordura corporal, gosto pessoal da paciente, se discute com o medico a opção que melhor lhe beneficiara.
Em relação ao material do implante existem os texturizados e os de poliuretano. Como característica principal, os de poliuretano possuem uma maior aderência, por isso muito usados em cirurgias de levantamento das mamas (mastopexia). Os texturizados tem indicação mais precisa quando o implante se localiza embaixo do músculo.
Mas a avaliação do medico e o perfil e desejo da paciente definirão a melhor opção.
Etapa 1 - Anestesia
Medicamentos são administrados para o seu conforto durante a cirurgia de aumento de mama. As opções incluem sedação intravenosa e anestesia geral. Seu médico irá recomendar a melhor opção para você.
Etapa 2 – Incisão
As incisões são feitas em áreas discretas para ajudar a minimizar que a cicatriz fique visível. Você e seu cirurgião plástico irão discutir quais opções de incisão são apropriadas para o resultado que deseja. As opções de incisão incluem:
As incisões variam com o tipo de implante, o volume desejado e as particularidades anatômicas.
Etapa 3 - A escolha dos implantes
O tipo e o tamanho do implante serão determinados não apenas pelo seu desejo de aumento no tamanho, mas, também, pela elasticidade da pele, anatomia e tipo físico. O tamanho e a forma dos seios também são pontos importantes a se considerar.
Etapa 4 – Inserção e colocação do implante
Após a incisão, determina-se o local onde a prótese mamária será inserida:
O método para inserir e posicionar os implantes depende do tipo de implante, do volume pretendido, de particularidades anatômicas e de recomendações do cirurgião.
Etapa 5 – Fechando as incisões
As incisões são fechadas com suturas por camadas no tecido da mama e com suturas, colas ou adesivos para fechar a pele.
Etapa 6 – Resultados
Os resultados da cirurgia de aumento de mama são imediatamente visíveis. Com o tempo, o inchaço diminui.
Esta despretensiosa mensagem foi elaborada com intuito de informá-lo(a) a respeito da PROTESE DE MAMA.
Através do Site da SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA PLÁSTICA na INTERNET, você poderá obter maiores esclarecimentos, se assim o desejar.