Ácido hialurônico é uma substância naturalmente presente entre as células do corpo humano. Tem como função reter água, atribuindo hidratação e volume. Ele mantém vivas as fibras de colágeno que dão sustentação à pele, que com o passar dos anos diminui sua produção, tem sua elasticidade diminuída.
O preenchimento com o uso do ácido hialurônico além de melhorar a região dando volume ou corrigindo imperfeições, estimula a formação de colágeno no local, mais um componente natural que diminui com a idade.
O procedimento não tem contraindicações e os riscos de efeitos colaterais são mínimos. Esta técnica consiste em aplicar o ácido com uma seringa, sobre a pele, nos locais afetados pelo envelhecimento. Os contornos faciais e o volume são recuperados e o resultado é imediato.
Após o procedimento pode ocorrer ligeiro edema e vermelhidão local, e às vezes, podem ocorrer equimoses, nada grave. Raramente provoca algum tipo de reação alérgica dispensando teste cutâneo prévio.
O preenchimento é contraindicado nos seguintes casos:
Não é indicado para pessoas que já tiveram quelóides ou algum tipo de doença de pele aguda ou crônica ou algum problema de cicatrização.
O paciente, normalmente, não precisa abandonar as suas atividades diárias. Após o preenchimento com ácido hialurônico é recomendado o uso de compressas frias. Analgésicos leves e anti-inflamatórios também podem ser utilizados para acelerar a recuperação.
A aplicação é feita na pele adequadamente higienizada, logo é feita uma anestesia local tópica com creme ou gel ou por uma pequena injeção no local da aplicação O ácido hialurônico é injetado logo abaixo da pele e serve para suavizar linhas de expressão,rugas, cicatrizes e outras imperfeições da pele. O procedimento é bem simples e o paciente não necessita afastar-se de suas atividades diárias.
Após a aplicação recomenda se gelo local para prevenção de hematomas e uso de pomadas de arnica.
O resultado é imediato, com aumento do volume, atenuação das rugas, redefinindo o contorno e conferindo um ar de juventude. A duração do preenchimento varia de acordo com o tipo de pele, da área tratada, do volume injetado, dos hábitos (fumo, exposição ao sol) e dos cuidados com a pele.